O presépio faz parte do meu primeiro imaginário infantil! Não estou a falar de um presépio qualquer, mas sim do presépio animado dos Bombeiros Voluntários de Ovar, que era montado no Salão Nobre do edifício antigo, no centro da cidade! Na altura parecia-me gigante...
Durante toda a minha infância fui ver o presépio com o meu avô! Várias vezes seguidas.... O presépio era montado em declive, com água a correr no rio e a fazer andar a roda do moínho, um cavalo (por sinal igualzinho ao meu, o Mister Ed!) entre outras figuras, a andar, que entrava numa gruta do lado esquerdo e saía de outra gruta do lado direito, e muitas outras figuras e animações! Embora nem todas elas fossem exatamente as expectáveis num presépio, fazia, com toda a certeza, imenso sentido naquele contexto de presépio animado!
Já não me lembro do nome do sr. responsável pela montagem do presépio e daquelas engrenagens todas, mas lembro-me que, ás vezes, me pegava na mão e dizia: "Anda cá!"; e então eu via os bastidores do presépio! Roldanas, cintas, motores, sei lá ..... imensas engrenagens! Ou assim parecia.... Lá andava o Mister Ed de pernas para o ar a dar a volta para aparecer na outra ponta do presépio!
Também me lembro de outra coisa, do barulho do presépio: o vrrrr dos motores, o clacclac das engrenagens e o barulho da água!
Quando voltava para a frente do presépio, voltava a ver o presépio animado como se fosse verdadeiro, com direito a barulhos de cidade e tudo!!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário