sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Bolo Rei

Sim, este é de facto o Rei desta quadra!!
 
Ora bem......convém esclarecer, que ele é o Rei desta quadra, ams não o Rei em absoluto; esse lugar é ocupado, claro está, pelo PÃO-DE-LÓ DE OVAR!
 
O assunto do Pão-de-Ló será tratado em post posterior, já que dará pano para mangas.... Qual o aspecto e consistência do "verdadeiro", como é que ele fica feito em casa, receita, ......
 
Agora vamos falar de Bolo-Rei!!
 
Ontem decidi fazer Bolo-Rei seguindo uma receita aqui da net! Fiz apenas meia receita, pq a original dava um bolo muito grande...
 
Ficou saboroso, embora ache que deveria ter posto mais raspa de limão e de laranja! A massa tem ums consistência ótima, nada seca!!!
 
Vai uma fatia!?
 

domingo, 16 de dezembro de 2012

O meu Presépio!

Outro presépio que faz parte do meu imaginário é o de casa da minha avó paterna! O presépio tradicional português! Não tinha muitas figuras, mas podia ser eu a dispô-las e isso fazia toda a diferença! Eram figuras grosseiras, de barro, algumas delas bem antigas! Nem sequer são vidradas, mas sim pintadas com uma tinta de base aquosa, tipo cal; se as molhar, a tinta sai! Se repararem, o aspeto do anjo e do menino Jesus é diferente do do rei mago e dos animais, é mais baço!!!
 

Já há dois anos que resolvi recuperar essa tradição cá em casa!
Desocupo um móvel, vamos todos ao musgo e toca a fazer o presépio!
 
 
Entretanto, as figuras do presépio de casa da minha avó vieram para cá e este ano o meu presépio está um pouco mais composto, embora do messmo tamanho! O número de ovelhas subiu drasticamente e agora já têm pastor; e também tenho mais algumas figuras representativas de atividades quotidinas! Como a Nª Srª de Fátima fazia parte do presépio da minha avó, resolvi que também a ía pôr lá! Está por trás dos arbustos; faz de conta que está em cima dos ramos!
 
Boas Festas para todos quantoas lerem esta mensagem!
 
Ana Teresa
 
 

Presépio (parte 1)

O presépio faz parte do meu primeiro imaginário infantil! Não estou a falar de um presépio qualquer, mas sim do presépio animado dos Bombeiros Voluntários de Ovar, que era montado no Salão Nobre do edifício antigo, no centro da cidade! Na altura parecia-me gigante...
 
 
Durante toda a minha infância fui ver o presépio com o meu avô! Várias vezes seguidas.... O presépio era montado em declive, com água a correr no rio e a fazer andar a roda do moínho, um cavalo (por sinal igualzinho ao meu, o Mister Ed!) entre outras figuras, a andar, que entrava numa gruta do lado esquerdo e saía de outra gruta do lado direito, e muitas outras figuras e animações! Embora nem todas elas fossem exatamente as expectáveis num presépio, fazia, com toda a certeza, imenso sentido naquele contexto de presépio animado!
 
Já não me lembro do nome do sr. responsável pela montagem do presépio e daquelas engrenagens todas, mas lembro-me que, ás vezes, me pegava na mão e dizia: "Anda cá!"; e então eu via os bastidores do presépio! Roldanas, cintas, motores, sei lá ..... imensas engrenagens! Ou assim parecia.... Lá andava o Mister Ed de pernas para o ar a dar a volta para aparecer na outra ponta do presépio!
Também me lembro de outra coisa, do barulho do presépio: o vrrrr dos motores, o clacclac das engrenagens e o barulho da água!
Quando voltava para a frente do presépio, voltava a ver o presépio animado como se fosse verdadeiro, com direito a barulhos de cidade e tudo!!!!!
 
 
 
 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Licor de cereja! Bem bom!

Este ano, na altura das cerejas, fiz licor! Deram-me uma receita nova e o que mais me recomendaram foi que não usasse ingredientes que não fossem de qualidade!!!!


 
Deixei-o sossegadinho até agora! Ontem estive a dividi-lo em garrafas! Está delicioso; espesso, doce e alcoólico q.b.! E as cerejas!!!!!??? Ui, nem é bom pensar!!!!
Que maravilha.......e ficamos tão quentinhos..., com as bochechas rosadas!!!!!! Uma maravilha!!!! Que rico mata bicho!

Pela foto podem comprovar, que valorizo o conteúdo em detrimento da apresentação!

Papel de embrulho, papel de embrulho e mais papel de embrulho!

Estava eu no outro dia a dizer mal da minha vida, porque o papel de embrulho estava a ficar todo engelhado, quando tive esta ideia!
 
Em vez de ter o papel guardado em rolos e mais rolos e rolos de rolos enrolados num rolo......resolvi arranjar uma caixa comprida onde ele coubesse!
 
Assim, foi pôr mãos á obra e pronto!
 
Só ainda não a decorei, mas isso também vai acontecer! Já viram o pormenor do velcro para ficar bem fechada? Também pensei na solução mais tradicional da fitinha! Mas, assim, posso decorar como quiser, sem estar condicionada pela fita!



Urso e boneca em pano...


... tb fiz isto:


Atenção: a boneca não é um E.T.! Ela tem é umas fartas tranças.... Até me faz lembrar a história de uma amiga... Na infância, chamavam-lhe a Menina da Tranças!

 E resolvi aplicar aqui...



Cheira a férias!!!

Gosto sempre de trazer lembranças das férias! Não me refiro aos clássicos souvenirs, mas sim a coisas que me façam lembrar os sítios onde estive!
 
Este ano trouxe estrelas do mar, conchas, búzios e uns outros búzios que fazem lembrar os dentes dos elefantes......só que muito fininhos!
 
Então, olhei para uma moldura que andava lá por casa! Não a estava a usar, pq as fotos estavam desatualizadas e também agora não tinha onde as pôr! Não a queria pôr de parte, porque estava nova e, além disso, acompanhou-me quando estive mais longe de casa!!! Então, resolvi reutilizá-la!
 
Não pretende ser elemento decorativo pela excelência das conchas, das estrelas do mar ou dos búzios, mas sim complementar os potes com pedras e coutras conchas, que estão na sala! Só conchas apanhadas por nós, nas férias! Assim, durante o ano, olha-se e viaja-se um bocadinho!
 
 
Como as conchas têm volume, tive que adaptar a moldura e criar três caixas!
 
Vou explicar por fases!
 
Como dar profundidade:
  1. Retirei a parte de trás da moldura, por onde se põem as fotografias;
  2. Medi cada um dos retângulos e, com um x-ato, recortei uma tira de PVC correspondente ao perímetro;
  3. Nas tiras, assinalei as dobras, que fariam os ângulos de 90º, e fiz um corte pouco profundo de um dos lados, para quando dobrasse ficar um ângulo direitnho e não engelhar;
  4. Colei as tiras á volta dos retângulos;
Como colar os elementos, sabendo que ficam bem distribuídos (e que o papel não sai do sítio!!!!!) :
  1. Numa folha A3 de papel grosso (é necessário que não encolha com o peso , quando estiver pendurado...), desenhei os retângulos (colocar a estrutura em cima da folha e passar os contornos com um lápis macio e deixando um risco quase imperceptivel!) e o contorno geral;
  2. Recortei apenas o que corresponde ao contorne geral, que seria excedente em relação ao tamanho total da moldura de madeira;
  3. Dispuz os elementos nos retêngulos e, depois de perceber onde realmente queria que ficassem, fui-os levantando um a um e colando-os;
  4. Esperei que secasse (assim tinha a certeza, que se desse com a estrutura dos 3 retângulos nas conchas ou nus `búzios, eles não saíam do sítio!);
  5. Puz cola em volta dos 3 retângulos e colei-os exatamente em cima dos riscos dos contornos, que tinha feito anteriormente,
  6. Esperei que secasse!
Montagem:
  1. Numa mesa, montei a estrutura, já com a folha colada, na moldura de madeira original;
  2. Cobri com a traseira da moldura;
  3. Com um martelo pequeno, preguei umas tachas (pregos curtos e finos), na oblíqua, de forma a espetar na madeira, mas trilhando a traseira da moldura!
  4. Agora, é só pendurar na parede!
 Se alguém quiser ajuda, é só dizer!
 

Decoração de lençol

Já tinha feito uma coisa que andava a pensar há muito tempo: comprar lençóis brancos (que são mais baratos) e transformá-los!
 
Depois, no mercado, comprei um retalho! E também entertela autocolante!
 
Quando cheguei a casa, recortei as flores e a entretela, coloquei-as em cima da barra do lençol e decidi onde deveriam ficar! Achei que achei que a coisa estava bem, passei com o ferro bem quente, para colarem ao lençol! Agora que já estavam fixas, foi bem mais fácil cozer á volta das flores!
 
Eis o resultado:


Cinza

Ontem andei a pôr cinza no quintal! Sim, aquela que se tira da salamandra, no dia seguinte!
 
Espero que dê alguns nutrientes á terra e que mate alguma da bicharada que anda lá por baixo!
 
Também espero que ajude a manter afastados uns caracóizitos que por lá andam!!!!


sábado, 8 de dezembro de 2012

Óleo de Verão para o Inverno...

Hoje esteve um dia de Sol, pelo que aproveitei para seguir o conselho do José Rui, da Quinta do Sargaçal!
A certa altura, disse-me que poderia usar esta michelga para matar os afídios (vulgo pulgão), na tangerineira!
Resolvi que ía alargar o seu conselho ás favas, á laranjeira e aos morangueiros!

Fiz da seguinte forma:

Num pulverizador, juntei 2 colheres de óleo vegetal e 1 colher de detergente líquido da louça, por cada litro de água! Depois foi só pulverizar!

Pulverizei a tangerineira com todo o cuidado (a parte de baixo e de cima das folhas, todos os troncos, por dentro e por fora da copa.......), assim como as favas!

Espero que resulte e que aqueles bichorros brancos de cabeça laranja, a cochonilha, o pulgão e os bichinhos brancos pequenininhos que estão aos montres, assim como os risquinhos pretos presos nas folhas desapareçam!!!!!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Preparar frascos para compota

Há uns tempos, numa escola profissional agrícola, que tinha um curso de controlo e qualidade do processamento alimentar, ensinaram-me a esterilizar os frascos para a compota!
Passei a usar a técnica e tenho tido resultados melhores do que anteriormente! A compota aguenta praticamente um ano!

Vamos então ao que interessa:

Quando a compota está praticamente pronta, fazer o seguinte:
  1. lavar os frascos  e as tampas e passá-los por água corrente;
  2. colocá-los numa panela e cobrir com água; tapar a panela;
  3. deixar ferver por 10 minutos, sem destapar;
  4. estender um pano lavado, em cima do qual vão ser colocados os copos virados de fundo ao ar/de pernas para o ar/ao contrário;
  5. desligar a compota;
  6. encher imediatamente os frascos (Os frascos devem ser retirados em grupos de 4 ou 5 para o tempo entre saír da apnela e serem cheios ser o mais curto possível!)
  7. fechar o frasco e virá-lo de fundo ao ar;
  8. deixar assim, pelo menos, até arrefecerem completamente (deixo de um dia para o outro!);
  9. convém guardar os frascos em local escuro, fresco e seco.
Nota: guardo os frascos virados de fundo ao ar, porque acho que minimiza a possibilidade de entrada de ar! Se viram o post sobre compotas, já devem ter reparado, que costumo reutilizar frascos, em vez de comprar novos!

Espero que tentem e que resulte!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Compotas ou Doces.... (maçã Golden ou Reineta, cenoura, tomate; com ou sem amêndoa!

Este ano fiz umas quantas compotas! E ficaram todas bem saborosas!

Descasquei a fruta, cortei-a, adicionei a frutose (não esquecer que é apenas metade da quantidade de açúcar!), a canela e o limão ou lima (em sumo ou em raspa), deixei cozer, triturei com a varinha mágica e, em metade das compotas de maçã, juntei amêndoa laminada e torrada! Só ferveu um pouquinho mais e estava pronta!

Compota de Maçã Reineta         Compota de Maçã Golden
 
Compota de Cenoura
 
Vá-se lá saber porquê, o doce de tomate já praticamente desapareceu; por isso esta foto da net!
 
O que a compota de tomate tem de diferente, é ter que retirar as pevides ao tomate!
Para tal, abri os tomates e retirei as pevides para um passador de rede com uma colher! O passador estava em cima de um recipiente plástico para onde escorria o sumo do tomate! Quando juntava algumas pevides,  espremia-as contra o passador, para aproveitar o máximo possível, incluíndo aquela substância gelatinosa, que conre as pevides!

Como na altura não pensava fazer este blog, não tenho fotos! Fica para a próxima!

 Já agora: qual a diferença entre doce e compota!??? É que cá em saca é tudo feito da mesma maneira......

 







Longsleeve ou t-shirt, tanto faz...


Já estava a ser preciso arranjar umas longsleeves, mas não me apetecia gastar muito dinheiro, por isso comprei estas baratinhas e decorei-as!
 

Esta é apenas a aplicação de um recorte de pano!



Esta é bordada!



Sintam-se à vontade para comentar! Assim, vou pensando noutras coisas para fazer!

Gostei muito da bolsinha e gostava de fazer uma com um cordão onde se podessem prender todos os ganchos! Também gostava de fazer uma para mim, que me permitisse ter os colares e os brincos organizados e à vista! Já tenho pensado várias vezes neste projeto, mas ainda não consegui chegar a uma solução que me satisfaça.....!

Bolsa em pano para documentos

Estava a olhar para os meus documentos e a pensar que bem precisava de uma carteirinha nova, com uma outra distribuição!

Bolsinha com divisória interior a 2/3...

... de forma a dar espaço para cartões mais pequenos, tipo multibanco, e cartõs maiores, tipo o B.I.!
Já há tempo que queria uma coisa do género! E pronto, comprei os panos e o enchimento e fiz!



Prática, fácil e barata.....


Couves...

Este ano, para começar, resolvi comprar meio quarteirão (12) couves!
 
Cavei a terra para ficar fofa e abri os regos. Em cada rego puz estrume de galinha (esta é a parte que eu dispensaria.......), um bocadinho de adubo de bolinha, sulfato de ferro (o terreno é tão pobre, que queria ver se fortificava as plantas.....) e cal para corrigir o solo e matar uns bichos brancos, grandes e gordos, que há por aqui! São imensos e instalam-se nos caules a partir da terra!
 
Então, fui ao mercado e trouxe Couvão Bola de Neve, Bacalã e Lombarda!
 
Do horto, trouxe Bróculos, Couve Roxa (só 2 pés) e Couve-Flor!
 

Couvão Bola de Neve / Couvão da Póvoa

Bacalã

Lombarda
Couve Roxa

Espinafres

Uma coisa que tenho no quintal e há qual não dou relevância são os espinafres!
Se calhar, porque eles nasceram, cresceram e reproduziram-se sem ajuda nenhuma, a não ser, mais uma vez, dos PARDAIS!

Os espinafres estão debaixo da laranjeira, com sombra e humidade....crescem, crescem, crescem.....e eu lá vou apanhá-los! Não dão trabalho rigorosamente nenhum! É só proveito!

Quando o tempo aquecer, vou voltar a ter imensos espinafres!


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Rede para favas, ervilhas, feijão e outras coisas que trepem!

As ervilhas e as favas foram crescendo e era necessário estaca-las!
Como não me apetecia nada pôr aqueles paus todos, porque ficam feiosos, resolvi perguntar no Grémio da Lavoura se tinham alternativas! Foi então que fui apresentada a estas redes verdes!
Acontece que eles vendem a rede, mas não a estrutura para a suportar!
Fui a uma loja de materiais de construção e comprei verguinha (ferro), porque achei que os paus de pinho seriam menos duradouros! A seguir fui a um ferreiro e pedi-lhe que soldasse umas ilhós para amarrar o fio e esticar a rede!




Este foi o resultado!

A única coisa que deveria ter sido diferente, é a grossura da verguinha! Deveria ter sido mais grossa, porque com o peso é capaz de vergar liegeiramente! Mas, também, se fôr esse o caso, amarro um fio na ponta da verguinha, e prendo-o no chão com uma espia!

Assunto resolvido!!!!!!

Favas

As favas já estão bem crescidas! Apareceu um bocadito de pulgão preto, mas espero que a coisa não aumente muito!
Na sexta-feira tive a visita de uma indesejada borboleta branca, daquelas das couves!


Alguém sabe o que posso fazer (biológicamente falando) para as enxutar daqui!?

Novas mudas de morangueiros!

Durante a semana passada fiz a plantação das mudas de morangueiros!
Aqui estão elas, bem penduradas na parede!


 Não pretendo cobrir os morangueiros, embora cahe que se estivessem cobertos ainda haveria alguns para apanhar! Repararam que na fila de cima (a que é do ano passado) tem um morango de um tamanho muito razoável!?

As 2 filas novas foram feitas apenas com os rebentos (não me lembro como se chamam aqueles pés novos que nascem nas extensões largadas pela planta-mãe!) das filas de cima!

Na 1ª fila, tem Camarosa e um único pé de Albino (é o último, á direita)!
A fila de baixo são só pés daqueles que eu não sei a espécie!

Com este sistema, pretendo mexer nos morangueiros apenas de 3 em 3 anos!
Espero que para o ano tenha muitos e deliciosos morangos!