quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Canteiros para suspender os morangueiros no muro!

Gostámos da ideia e resolvemos aplicá-la cá em casa, só que um bocadinho melhorada!
Deu resultado e já tenho mais dois destes canteiros prontos! Quando estiver completamente montado, mostro o resultado final.



Material necessário:
  • tubo de 125 ou de 140 mm (prefiro o de 140, por dar canteiros mais fundos)
  • abraçadeiras metálicas de aparafusar á parede
  • tampas como as de sifão (de plástico, que são muito mais baratas!) e as roscas (dá uma terminação mais bonita aos canos e impede que a terra caia)
  • buxas e parafusos
  • berbequim
  • tubo de rega gota-a-gota (sem ser microperfurado para subir pelo muro; o tubo dos canteiros pode ser microperfurado ou então compram-se os caninhos e as peças de rega)
  • peça em "L" (para o tubo que traz a água poder fazer uma curva de 90º nno topo e regar o canteiro)
  • 2 peças em "T" (uma para fazer uma derivação do tubo de rega principal, de modo a levar a água pelo muro acima e outra para fazer o desdobramento para os canteiros abaixo)
Como fazer:
  •  cortar o tubo, de modo a dar espaço suficiente para plantar e crescer (na casa onde comprei, cortaram-no...); com o berbequim, perfurá-lo em crivo, para haver um bom esgotamento da água da rega;

  •  enroscar a tampa do sifão na rosca e colocar nos topos do cano; se as abraçadeiras de ferro, da parede, não forem postas logo no início do tubo, pode ser necessária uma cinta plástica regulável para apertar o cano em volta da rosca;
  • fazer os furos na parede e colocar as buxas; para as abraçadeiras ficarem alinhadas, marcar em vários sítios e unir com um traço, depois verificar com um nível se não está a descaír para um dos lados; (o arame que vêem não tem nada a ver com isto....)
  • aparafusar a metade da abraçadeira que tem o espigão;
  • encostar o cano e aparafusar a outra metade da abraçadeira;
  • cortar o tubo da rega que passa no chão e encaixar a peça em "T"; encaixar nesta peça o tubo que sobe pelo muro; e fazer as derivações necessárias; no topo usar a peça em "L". 

E, pronto, está feito! Rega gota-a-gota para os morangos ao mesmo tempo que se rega o jardim!
ATENÇÃO: È necessário pôr uma calha de recolha das águas, por baixo dos 2 primeiros canteiros, senão os morangos do 2º e do 3º canteiro morrem afogados!!!!!!!!

ATENÇÃO 2: É necessário arranjar um sistema mais forte para prender as calhas á parede. Com o tempo, as soldas dos parafusos enferrujam e cedem!!!!



5 comentários:

Teresa disse...

Obrigada pela exoplicação detalhada! Quando tiver um pouco de tempo também quero experimentar morangos, e esta ideia parece-me muito interessante.

Unknown disse...

Para além dos morangos estarem sempre limpos, terem poucas lesmas e caracóis e serem fáceis de apanhar, também é decodativo!

Unknown disse...

Já separei as alfaces...

Um dos pés da planta não identificada saíu com raíz e eu plantei-o, embora concorde que aquilo deve ser uma daninha que dá umas florzinhas amarelas!!!

Anónimo disse...

e se em vez de se fazer buracos no fundo da calha meter se a calha um pouco inclinada para um lado assim nao caia agua paa os que tao em baixo e escorria a terra na mesma ...

Unknown disse...

Olá Anónimo de dia 20/10!

Obrigada pelo seu comentário.

Também pensei que inclinar a calha fosse uma boa solução, ma snão é...... Com a calha inclinada, a terra é arrastada pela água e escorre, para além de não manter as raízes devidamente drenadas. Fica sempre água acumulada na calha!